sábado, 25 de abril de 2009

Toque de Recolher

Vejam a noticia abaixo sobre o toque de recolher para menores de 18 anos. É uma medida polêmica que tem dado muita discussão por membros da sociedade brasileira. E você, o que acha da medida, conselheiro? Coloque seu comentário aqui e vamos debater o assunto.

Três cidades de SP têm toque de recolher
20 de abril de 2009

A partir desta segunda-feira, os menores de 18 anos não poderão ficar nas ruas e em outros locais públicos, como shopping centers, depois das 23 horas em Mirassol, Itapura e Ilha Solteira, no noroeste do Estado de São Paulo. O objetivo é reduzir os casos de violência envolvendo menores. Os horários são diferentes e foram fixados de acordo com a idade dos adolescentes nas cidades de Itapura e Ilha Solteira. Nas duas cidades, menores de 13 anos desacompanhados dos pais só poderão ficar nas ruas até 20h30. Já os com até 15 anos têm permissão para permanecer até 22h. Garotos e garotas que têm até 17 anos, prestes a completar 18, devem ir para casa às 23 horas.

A decisão foi tomada numa ação conjunta entre o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e Juventude, alegando que no ano passado houve 250 ocorrências envolvendo menores em Itapura e Ilha Solteira. Em Mirassol, o toque de recolher começa às 23 horas, sem classificação por idade. Até o início da noite desta segunda, ao menos três garotas de Mirassol com até 13 anos foram surpreendidas por representantes do Conselho Tutelar e da Vara da Infância e Juventude. Os pais foram chamados para levar as filhas para casa.

(Com Agência Estado)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Diagnóstico da situação da criança e do adolescente em Itajubá

A quantos possa interessar, postamos anexo um diagnóstico em duas vias da área da infância e juventude, feito em 2008 pelo CDDCAI.
Estamos utilizando esse diagnóstico como subsídio para a definição das políticas públicas das secretarias municipais que, de uma forma ou outra, ajudam a concretizar as medidas, programas e necessidades do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente,como Secretaria da Educação, da Saúde, do Desporto, da Cultura,dentre outras.
Esperamos que essa partilha seja útil para outros municípios e outros colaboradores deste blog.
Área de proteção especial
Diagnóstico área da infância e juventude

Biblioteca do CMDCA

Pessoal, deixo abaixo sugestões de leitura para nos profissionalizarmos mais, para praticarmos nossa formação permanente e para partilhar conhecimento.
Livros:
TURCK, Maria da Graça Maurer Gomes. Rede Interna e Rede Social: o desafio permanente na teia das relações sociais. Porto Alegre-RS:Tomo Editorial. (O livro esclarece e reforça a ideia de que participar da vida é construir redes internas e aprender a construi-las é despojar-se do excesso de individualismo, dos cargos e das funções. É colocar-se como pessoa capaz de construir uma solidariedade permanente na execução de um objetivo. Só a partir dessa rede interna construída pelas pessoas,é que se poderão articular recursos sociais em uma proposição de rede social. Aí os programas específicos darão os "nos" da rede social na construção dos núcleos estáveis da rede para o atendimento de crianças e adolescentes em risco pessoale social e de adolescentes em conflito com a lei)
BROSE, Markus. Metodologia Participativa. Porto Alegre-RS: Tomo Editorial.(O livro ajuda nossa profissionalização no trabalho social. Orienta que analisar uma realidade requer a utilização de determinadas ferramentas. Da mesma forma, quem elabora projetos, planeja, refelte e avalia ações necessita de algum tipo de instrumental. Escolher os instrumentos para a finalização mais adequada de cada um destes desafios é um dos primeiros passos para a sua resolução)
ARMANI,Domingos. Como elaborar projetos? Porto Alegre-RS: Tomo Editorial.(Este livro responde a uma necessidade real e atual das organizações que atuam na área do desenvolvimento social. Não se trata de uma receita pronta, mas de um guia prático, elaborado com base na soma de vivências, refletindo o trabalho de várias mentes e diversas mãos)

Tenham uma boa leitura e partilhem seus comentários no nosso blog. Isso incentivará a leitura de outros livros e, consequentemente, resultará num trabalho melhor para com nossas crianças e adolescentes.